Peças para o próximo leilão

207 Itens encontrados

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  • Luiz Salvador - Par de pinhas em cerâmica vitrificada nas cores azul e branca numeradas e assinadas na base, altura 34 x 14 x 14 cm. Em muito bom estado de conservação.
  • Mestre Francisco Graciano - Escultura em madeira esculpida à mão com intensa policromia, assinada na base, altura 49 x 14 x 13 cm.
  • Tarcísio Andrade (1957) - Magnífica talha esculpida à mão em prancha única de madeira, ricamente policromada, assinada T. Andrade e datada 82, também no verso, 106 x 50 cm. NOTA: https://revistacontinente.com.br/edicoes/103/tarcisio-andrade
  • Concessa Colaço (1929) - Rica tapeçaria extremamente elaborada, reproduzindo as figuras de dois anjos, um sustentando um turíbulo e outro com uma pomba branca na mão, assinada no cid, 95 x 125 cm. Em ótimo estado de conservação. NOTA: CONCESSA Colaço. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2025. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoas/23575-concessa-colaco. Acesso em: 09 de maio de 2025. Verbete da Enciclopédia.ISBN: 978-85-7979-060-7
  • Jean Vargas - Menina e Pássaro entre Flores, talha em madeira esculpida à mão, datada 71 e assinada, 160 x 40 cm.
  • Marília Giannetti Torres (1925-2010) - Mulher deitada, osm, datado 1947 e assinado no cie, 42 x 60 cm e assinado e datado também no verso, onde se encontra uma etiqueta do Museu de Arte da Prefeitura de Belo Horizonte, Apresenta uma reprodução fotográfica no site do Itaú Cultural,  NOTA: MARÍLIA Giannetti Torres. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2025. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoas/7335-marilia-giannetti-torres. Acesso em: 09 de maio de 2025. Verbete da Enciclopédia.ISBN: 978-85-7979-060-7
  • Mestra ELI - Figuras, rara imagem em madeira esculpida à mão com policromia, sem assinatura, altura 49 cm.
  • Mestra ELI - Figuras, rara imagem em madeira esculpida à mão com policromia, sem assinatura, altura 53 cm.
  • Rogério M. Rocha - S. J. Del Rei - MG, Brasil - Fantástica e única Santa Ceia em madeira, todas as imagens foram esculpidas á mão e estão identificadas com placas e assinadas e localizadas em suas bases. Mesa, altura 15 x 17 x 163 cm. A mesa apresenta pequenos pontos de restauro e algumas imagens têm pequenas perdas em pontas de dedos.  ***ATENÇÃO*** DO LOTE 50 AO LOTE 62 É SOMENTE A CONTINUAÇÃO DO LOTE 49, POIS TIVE QUE COLOCAR OS DETALHES DE CRISTO E CADA UM DOS DISCIPULOS EM LOTES SEPARADOS PARA CABER TODAS AS IMAGENS. OU SEJA DO LOTE 49 AO 62, LOTE ÚNICO VALENDO O VALOR INICIAL DO LOTE 49.
  • Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo (1897-1976), Serigrafia do Álbum, "Di Cavalcanti 5 Serigrafias" Ed. Cultrix 1972 impressa por Mário de la Parra - Assinada e datada 65 na matriz e assinada a lápis no CID, 56 x 37 cm. NOTA: DI Cavalcanti. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2025. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoas/385-di-cavalcanti. Acesso em: 09 de maio de 2025. Verbete da Enciclopédia.ISBN: 978-85-7979-060-7
  • Francisco Domingos da Silva (1910-1985) - Pássaro, ost, datado 1973 e assinado, 70 x 49 cm. NOTA: CHICO da Silva. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2025. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoas/3088-chico-da-silva. Acesso em: 09 de maio de 2025. Verbete da Enciclopédia.ISBN: 978-85-7979-060-7
  • Cerâmica Marajoara - Excepcional vaso / urna" Calango", em tom de verde escuro, com relevos, altura 32,5 cm e diâmetro da boca 29,5 cm. NOTA: https://artemarajoara.blogspot.com/p/pecas-grandes.html
  • Nossa Senhora da Conceição Séc. XIX, esculpida à mão em bloco único, altura 31 x 12 x 6 cm. Iconografia de excepcional fatura.
  • Cerâmica Santarém - Vaso de Gargalo, assinado Sadi e localizado Icoaraci - Pará, altura 22 x 13 x 35 cm. Sinais de uso e faltas. NOTA: A Cerâmica SantarémA cerâmica arqueológica Santarém foi produzida pelo grupo indígena Tapajós entre os anos 900 e 1600. Suas principais aldeias (sítios Aldeia e Porto) situam-se onde é hoje a cidade de Santarém, na foz do rio Tapajós, mas o estilo cerâmico espalhou-se por uma vasta área do baixo Amazonas.A Cerâmica Santarém é incluída na tradição inciso-ponteada que se caracteriza pelos adornos aplicados sobre as bordas e as paredes dos vasos em forma de antropomorfos e zoomorfos, formando relevos. Apresenta também incisões paralelas cuidadosamente desenhadas. Pequenas urnas funerárias serviram para depositar os ossos cremados e aparecem, também, estatuetas rituais. Os povos dessa tradição ceramista habitaram em grandes áreas do médio e baixo Amazonas e, nas fases mais tardias, podem ter entrado em contato com os colonizadores europeus dos séculos XVI e XVII. Martin (2006) comenta que ela se constitui um fenômeno cultural singular, dada a riqueza das peças cerimoniais, como os vasos de cariátides e os de gargalo.As produção das cerâmicas Santarém utilizam argilas especialmente escolhidas e também aditivos, como o cauixi ou cauxi (Metania reticulata). Os cauxis são esponjas (poríferos) que contém espículas silicosas. Esses crescem nas várzeas alagadiças ou igapós e se acumulam nas raízes das árvores. Daí são retirados pelos indígenas ou caboclos e misturados à argila para a fabricação de cerâmica. É, portanto, aditivo de origem animal. O cauixi forma na argila uma rede altamente porosa capaz de suportar e absorver grande capacidade de pressão, como a resultante da ação do calor do fogo direto.Fonte: PRIANTE, W. P. A cerâmica dos Tapajó e o desejo de formas : estudo de peças cerâmicas arqueológicas mirando potências criativas. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes)  Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes.O Vaso de GargaloA cerâmica cerimonial é cheia de detalhes, com pequenos apêndices em forma de seres humanos e animais.Vaso de contorno complexo, composto por quatro partes estruturais. A primeira delas é um gargalo cilíndrico. Logo abaixo do gargalo está uma flange sem decoração. A segunda parte é o colo. A terceira consiste no corpo do vaso, de formato ovalóide com seis protuberâncias hemisféricas distribuídas simetricamente a meia altura do corpo, sendo duas decoradas com apêndice modelado em forma de cabeça de jacaré. Uma das cabeças foi adornada com outras figuras zoomorfas (cachorro-do-mato e urubu-rei). Este último posicionado lateralmente, se visto de perfil assume uma feição dual. A quarta parte do vaso é uma base de formato anelar. Nas demais protuberâncias existem restos que parecem ser apêndices de rãs em posição de salto.Apresenta incisões retilíneas no gargalo, formando retângulos complexos. aplicações de faces antropomorfas, em ambos os lados do colo. Há detalhes incisos no urubu-rei e no cachorro-do-mato e os olhos dos animais e das faces antropomorfas do colo são todos do mesmo tipo, aplicados e com incisão circular. A base é decorada com um motivo composto por incisões espiraladas.A cerâmica tapajônica é a mais antiga da região do Tapajós, alguns testes realizados pela pesquisadora Anna Roosevelt, comprovam que foram produzidas há mais de seis mil anos, desde esse tempo os habitantes desta região já faziam peças como vaso de gargalo, vaso de cariátides e outros utensílios. A junção de argila e cauixi (um tipo de esponja (porífero) presente nos rios da região), conferem à cerâmica tapajônica, características similares à porcelana como durabilidade e leveza.
  • Extraordinária Gamela do Século XIX, com grandes proporções , construída em bloco único de madeira, altura  22 x 60 x 92 cm. Apresenta originais e antigos restauro com placas de cobre.
  • Ari Julião - Escultura construída em bloco único de madeira, com leões, macacos e cobra, assinado na base, altura 89 x 37 x 34 cm.
  • Higino D´Almeida - Anjo, esculpido em bloco único de madeira e com rica policromia, assinado no verso e Localizada, BH - MG, altura 46 x 37 x 23 cm.
  • Cachimbo afro-brasileiro em terracota, 5 x 5 cm, no estado. Exemplares similares expostos no Palácio D'Ouro em Ouro Preto, e também reproduzidos na página 373 do livro O Brasil e a Cerâmica Antiga - Eldino da Fonseca Brancante. NOTA: https://museuregionaldecaete.acervos.museus.gov.br/acervo/cachimbo-6/
  • Mestre Bitinho - Medalhão em cerâmica Saramenha, com 28 cm de diâmetro. Falta uma pétala.
  • Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand (1927 - 2019). Caixa em cerâmica decorada com flores e frutas, policromada, marcas do fabricante no verso, altura 20 cm e diâmetro 26 cm. Em perfeito estado. NOTA: FRANCISCO Brennand. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2025. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoas/1116-francisco-brennand. Acesso em: 09 de maio de 2025. Verbete da Enciclopédia.ISBN: 978-85-7979-060-7

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